27 outubro 2007

Ela está à espera

“Não acredito mais em Deus”. Assim, brusco, tentou cortar a conversa com Ruth. Mas ela voltou e seguiu “meu marido sempre foi um homem bom, justo e há 20 anos ele não sai da cama.” As rugas apertaram o rosto, o olhar subiu os centímetros do orgulho que lhe restava e concluiu “então, não acredito mais”.

Aquela velha senhora com quem Ruth (a minha senhora, e não tão velha, ainda...) conversou assina o rol dos mais de 12% declaradamente “ateus convencidos” da população de Montevideo.

Não gosto muito de números, estastísticas. A gente simplifica, começa a desfiar dados com ares daquela sabedoria que interpreta toda a realidade. Sem dúvidas. Apenas classificações. E tem mais. É tentador começar a descrever o mundo através deles. Quer ver como funciona e como sou cúmplice?

Quase 35% dos “montevideanos” se considera indiferente à religião. Um em cada quatro crê na reencarnação. Somente 8,8% da população acredita que para ser um bom religioso deve-se ir à igreja todas as semanas. Um imponente 86% crê o contrário.

Apesar de mais da metade da população da capital uruguaia se considerar católica, as letras miúdas da pesquisa sociológica nos mostram que apenas 14% desses crê na infalibilidade papal. Isso mesmo, o Papa não é “pop”.

Podia lhes dar mais números, mas não o farei. Hoje eles me deram uma surra. Um estimado missionário de um país mais ao norte quis saber o alcance numérico de nosso trabalho entre estudantes. Bom, ele não achou lá essas coisas.

Voltei a pensar na senhora, não a minha, a outra com quem ela conversou. Acredito que ela está à espera. Esperando por alguém que não a veja como um número a mais ou a menos.

Se me decidir a ir nessa direção, por certo terei dor de cabeça. Gastarei tempo, atenção, energia, e não terei aquele tempo de sobra para poder dedicar-me a fazer crescer as estatísticas do alcance do meu trabalho.

Fecho meu livro de sociologia. Quero ir dormir, mas será difícil. A imagem dela não me sai da cabeça.

(Fonte: "Religión y sociedad en el Uruguay del siglo XXI: un estudio de la religiosidad en Montevideo" / Da Costa, Néstor. -- Montevideo: CLAEH, Centro Unesco de Montevideo, 2003) Foto: © Marcelo Castro.

2 comentários:

Thiago disse...

Oi Malária!
Fiquei feliz em receber notícias suas sobre o trabalho ai. Como você viu nas fotos tenho me divertido aqui, mas tem muito trabalho sério também, ou seriam conversas sérias - é, não sei se qualificamos ou não nossa interacão com as pessoas como trabalho.

Enfim, muito bom o blogger, li todos os textos. To com o meu tb, e vou pedir pra adicionar o seu como link (porque não é muito bom ter o seu nome no nosso nem como link). De qualquer forma, sempre temos bons leitores.

abracos

Thiago

Unknown disse...

O Blog chegou na Noruega! hehe...
Valeu pelo apoio e parabéns pelo trabalho conjunto no "Decadentes".
Forte abraço!