15 janeiro 2008

Depois de Lausanne



(Pacto de Lausanne – Parte 6)*

Diversos eventos realizados após o congresso de Lausanne inseriram-se no escopo de sua influência, buscando aprofundar questões e definir agendas específicas de atuação em cada contexto.

Dentro dessa tradição inseriram-se, apenas citando alguns deles, o Congresso Missionário da ABUB em 1976, em Curitiba, sob o tema ‘Jesus Cristo, senhorio, propósito e missão’, com seus quinhentos participantes, de onde saíram iniciativas missionárias pioneiras, como equipes de ‘fazedores de tendas’ (quando não se usava muito essa expressão ou conceito) e grupos de trabalho em áreas afins, gerando ministérios efetivos que atuam até hoje de maneira significativa servindo a igreja evangélica brasileira.

Ou também o Congresso Brasileiro de Evangelização (CBE) em 1983, em Belo Horizonte, onde havia no compromisso assinado pelos seus ‘dois mil e poucos participantes’ uma clara referência ao congresso de Lausanne em suas palavras finais, “a fim de que o Brasil e o mundo ouçam a voz de Deus”. E também em um dos objetivos delineados para o CBE, onde aparecia essa explícita menção ao espírito de Lausanne, da teologia da missão integral, ao mencionar que era propósito do evento “identificar as necessidades e desafios do homem brasileiro e avaliar os recursos disponíveis para a realização de uma evangelização integral, a fim de alcançá-lo em todas as suas dimensões”.5

No contexto da América Latina, as seqüências dos Congressos Latino-Americanos de Evangelização (Clade II, 1979; Clade III, 1992; Clade IV, 2000) deram continuidade à influência do espírito de Lausanne em nosso continente. Sob os temas “Para que a América Latina Ouça a Voz de Deus” (Clade II), “Todo o Evangelho a partir da América Latina para Todos os Povos” (Clade III) e “O Testemunho Evangélico para o Terceiro Milênio: Palavra, Espírito e Missão” (Clade IV), ficou evidente a agenda de reflexão e formação em torno do conceito de missão integral da igreja. Novas gerações de lideranças latino-americanas têm sido formadas nas últimas três décadas a partir desse paradigma de missão.

* parte 6 da reprodução do prefácio que escrevi para a série Lausanne 30 anos, volume 1, John Stott comenta o pacto de Lausanne, ABU e Visão Mundial, 2003.

5 In: A Evangelização do Brasil: Uma Tarefa Inacabada. São Paulo, ABU, 1985.


Foto: © Cecilia Brum -
- cristo -

Upload feito originalmente por Cecilia Brum

Nenhum comentário: